Um Plano de Ação de Marketing - PLANEJAMENTO em MARKETING

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Plano de Ação
                        De nada serve um amontoado de informações valiosíssimas se nada puder ser feito de prático. Um plano de marketing não é apenas um conjunto de informações que servem de auxílio para desenvolver um produto, lançá-lo no mercado e promovê-lo. Deve conter efetivamente um plano de ação para transformar os objetivos em realidade.

Um plano de ação caracteriza-se por fornecer respostas às seguintes questões:

1. Qual o objetivo do plano? O objetivo do plano deve ser delimitado. Se for muito genérico, fica difícil de saber se após a execução do plano o objetivo foi realmente atingido. Ex: atender às demandas de projetos de otimização em sistemas motrizes na região oeste de São Paulo;

2. Quais são as metas? Metas são sempre numéricas, pois apontam indicadores passíveis de serem medidos. As metas indicam se os objetivos foram atingidos ou é preciso repensar as ações estratégicas. Ex: Ter 15 projetos aplicados em indústrias metalúrgicas da região até o final do primeiro semestre de 2020.

3. Plano de ação: o plano de ação nada mais é do que uma tabela que descreve cada ação em detalhes:
por que, o quê, como, quem, quando, quanto.

Exemplo de um trecho do plano de ação para a venda de projetos de otimização em sistemas motrizes na região oeste de São Paulo;:

O nível de detalhamento deve estar de acordo com as condições de cada equipe. Há outras formas de se fazer um plano de ação. Durante o desenvolvimento do trabalho, o formulário pode evoluir para retratar a realidade das tarefas com mais precisão.



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