Plano de
Ação
De nada serve um amontoado de informações valiosíssimas se
nada puder ser feito de prático. Um plano de marketing não é apenas um conjunto
de informações que servem de auxílio para desenvolver um produto, lançá-lo no
mercado e promovê-lo. Deve conter efetivamente um plano de ação para
transformar os objetivos em realidade.
Um plano de ação caracteriza-se por fornecer respostas às seguintes questões:
Um plano de ação caracteriza-se por fornecer respostas às seguintes questões:
1. Qual o objetivo do
plano? O objetivo do plano deve ser delimitado. Se for muito genérico, fica
difícil de saber se após a execução do plano o objetivo foi realmente atingido.
Ex: atender às demandas de projetos de otimização em sistemas motrizes na
região oeste de São Paulo;
2. Quais são as metas?
Metas são sempre numéricas, pois apontam indicadores passíveis de serem
medidos. As metas indicam se os objetivos foram atingidos ou é preciso repensar
as ações estratégicas. Ex: Ter 15 projetos aplicados em indústrias metalúrgicas
da região até o final do primeiro semestre de 2020.
3. Plano de ação: o
plano de ação nada mais é do que uma tabela que descreve cada ação em detalhes:
por que, o quê, como, quem, quando, quanto.
Exemplo de um trecho do plano de ação para a venda de projetos
de otimização em sistemas motrizes na região oeste de São Paulo;:
O nível de detalhamento deve estar de acordo com as condições de cada equipe. Há outras formas de se fazer um plano de ação. Durante o desenvolvimento do trabalho, o formulário pode evoluir para retratar a realidade das tarefas com mais precisão.