O Posicionamento de Mercado
Os públicos-alvo são bastante
diferentes entre si, basta prestar atenção. Se você vai projetar um tênis para
uma pessoa cujo perfil é extremamente consumista e que valoriza o status, a
argumentação deve ser toda focada nas tendências internacionais, na moda, no
simbolismo que esse objeto traz para quem o usa. Por outro lado, esse mesmo
tênis pode ser vendido a um grupo igualmente bem-sucedido economicamente, porém
com preocupações ambientais. Agora, esqueça a moda e o status. A conversa deve
girar em torno dos materiais, que não agridem a natureza mesmo depois que o
tênis é descartado, além disso, os fornecedores são todos certificados pela ISO
14000.
Percebeu a
diferença de abordagem? Pois é, primeiro deve-se definir o público-alvo. O
próximo passo é definir a descrição do produto, de acordo com os elementos que
têm valor para esse público, incluindo seu nome, marca, design, preço, etc. Só
então parte- se para a promoção. Nisso tudo, deve-se deixar claro o
posicionamento da empresa.
Por qual
característica ela quer ser reconhecida e lembrada?
O que é que o seu público-alvo considera importante?
Conhecimentos
técnicos? Credibilidade? Boa apresentação? Resultados? Números para mostrar aos
acionistas? Números para mostrar à sociedade? Economia de dinheiro? Preocupação
com os recursos naturais? Preocupação com as condições de trabalho? Preocupação
com o fato de sobrar mais energia para o resto da cidade se desenvolver?
Descubra o que é mais importante para o seu público
o que gera
mais valor. Então, delineie a forma como o seu produto será apresentado a ele.